Psicologia Clínica

Avaliação Psicológica
Psicoterapia da Criança
Psicoterapia do Jovem e do Adulto

Avaliação Psicológica

Através da observação, diálogo e avaliação formal, faz-se uma análise fina do perfil comportamental e das dinâmicas emocionais, bem como do potencial intelectual. A Avaliação Psicológica é geralmente solicitada
para fins legais, escolares/educativos e/ou médicos. 

Psicoterapia da Criança

Através do jogo simbólico, da brincadeira e da expressão plástica, é possível realizar-se o trabalho psicoterapêutico com a criança.  Deste modo é possível aceder às dinâmicas emocionais da criança, encontrando o significado de alguns comportamentos, nem sempre legíveis a primeira vista, trabalhando-os de forma completa e reparadora, e retomando o amadurecimento suspenso.  No trabalho com crianças os pais/responsáveis e a família são
geralmente parte integrante e importante do processo.

Psicoterapia do Jovem e do Adulto

Apoio Psicológico – É uma modalidade de intervenção psicológica de particular relevância
para pessoas que estejam a passar por um momento mais complexo na sua vida.

Por vezes, a situação de crise pode conduzir a uma rutura, ainda que temporária, do equilíbrio mental.
Procurar apoio psicológico é algo que deve ser feito com naturalidade e simplicidade.

É normal e faz parte de uma certa rotina de saúde mental.

As dificuldades sociais, alimentares, de sono, escolares e de comportamento são os principais
sinais de alerta para a necessidade da realização de um acompanhamento.


Psicoterapia Psicanalítica – Baseia-se no conjunto de conhecimentos desenvolvido pela Psicanálise,
onde a pessoa é vista como um todo e o sintoma e as circunstâncias de vida atuais, adquirem um
papel relativo pois são apenas a parte visível de determinada estrutura.

Trata-se portanto não só de aliviar o sintoma, mas de tratar a raiz do problema.

A Psicoterapia Psicanalítica é um processo longo, implicando por isso uma motivação especial por parte do paciente. 

A Psicoterapia Psicanalítica está também indicada para pessoas que queiram aperfeiçoar o seu
auto-conhecimento, não padecendo de nenhuma doença mental ou sintoma psicopatológico.

Marta Reis | Psicoterapeuta Psicanalista

Cédula Profissional da Ordem dos Psicólogos Portugueses (012383)

Sou Psicóloga, licenciada pelo ISPA desde 2006. Conclui em 2021 a componente letiva do curso de Psicanálise pela Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica, onde me encontro em supervisão. Atualmente exerço clínica privada onde trabalho com crianças, adolescentes e adultos; dou formação a Psicólogos e estudantes de Psicologia e faço supervisão de estagiários e de Psicólogos Clínicos. Possuo os seguintes títulos de especialidade, atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (Regulamento Geral de Especialidades - OPP): - Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde; - Especialidade Avançada em Psicoterapia. Iniciei a minha carreira em Psicologia com crianças, em avaliação/ intervenção clínicas, desenvolvimento de competências pessoais/sociais, aconselhamento parental e intervenção social com menores em situação de risco. Exerci a minha atividade profissional em escolas, lar de acolhimento residencial (infância e juventude) e também em contexto de centro de saúde (Lisboa e São Miguel, Açores). Mais tarde iniciei a minha atividade clínica com adultos (2011) e também me dediquei ao tema do riscos psicossociais associados aos stress profissional, tendo ministrado formação na área e participado em equipas de saúde que visavam a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores em empresas. No que toca ao meu Desenvolvimento Pessoal, realizei o meu próprio processo terapêutico individual com um membro da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, sou uma praticante curiosa de Meditação e outras técnicas cognitivo-comportamentais de 3a geração.

Andreia Novais | PSICOTERAPEUTA PSICANALÍTICA EM FORMAÇÃO CÉDULA PROFISSIONAL DA ORDEM DOS PSICÓLOGOS PORTUGUESES (023078)

Sou Psicóloga Clínica, formada pelo ISPA. O meu percurso profissional inicia-se em 2006 com a realização do estágio curricular no Hospital da Marinha, onde realizei avaliações psicológicas e neuropsicológicas e depois acompanhei maioritariamente casos de adultos, com incidência em patologias de Stress Pós-traumático de Guerra, Ansiedade, Depressão e outras Perturbações do Humor, Perturbações de personalidade Borderline, e Psicose. Realizei dois estágios profissionais em Instituições Privadas, o primeiro em escolas, também na prática clínica na área infantil e voltado para a avaliação psicopedagógica e neuropsicológica, com enfoque nas dificuldades de aprendizagem (Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia) e respetivo plano de intervenção. O segundo estágio profissional foi realizado numa empresa que prestava serviços a outras empresas na área da saúde mental, bem-estar e práticas saudáveis, em que acompanhei os seus colaboradores, em áreas clínicas como a ansiedade, depressão, relações conjugais e parentais, resolução de problemas no local de trabalho, com colegas e superiores hierárquicos, stress e perturbações do sono. Nesta empresa e a clientes internos realizei ainda avaliações psicológicas a crianças. Também realizei workshops a clientes externos nas seguintes áreas: stress, sono, comunicação, liderança e gestão de conflitos. Posteriormente desenvolvi a minha prática clínica em consultório privado onde, reunindo todos os conhecimentos previamente adquiridos acompanhei crianças, adolescentes, jovens adultos e adultos, numa área mais psicopatológica. Sou Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e Supervisora de Psicólogos Clínicos em ano profissional júnior para a OPP. Psicoterapeuta Psicanalítica em formação e associada na Associação de Psicanálise Relacional "PsiRelacional". Atualmente trabalho exclusivamente em clínica privada.
Áreas de formação avançada: Desenvolvimento Infantil, PHDA e Intervenção Multimodal (psicossocial e psicoterapêutica); PEA e Intervenção Psicoeducacional Integrada; Intervenção com crianças e jovens em risco; e Psicopatologia geral da criança e do adulto (Ansiedade, Depressão e outras Perturbações do Humor, Perturbações da Personalidade, e Perturbações do Comportamento). Formação em Psicopatologia Psicanalítica e Dinâmica Relacional.

“Saúde é o estado de completo bem estar físico, mental e social, e não apenas na ausência da doença”
OMS